sexta-feira, 27 de abril de 2012

TBM- O TRANSTORNO DA BIPOLARIDADE MUSICAL

  O que Bossa Nova, Rock'n Roll, Tropicália, Jovem Guarda e o RAP tem em comum?

Bem, eles são mais do que simples estilos musicais. São MOVIMENTOS que em respectivas épocas, fizeram da MUSICA a VOZ da sociedade (ou parte dela).

Mas o que difere ESTILO MUSICAL de MOVIMENTO MUSICAL?
  
  A grosso modo, podemos entender um MOVIMENTO MUSICAL como a MÚSICA na sua forma RACIONAL. Aquela que traz a tona à discussão sobre determinado tema de interesse publico, quase sempre apresentando uma alternativa a sociedade.

   A Musica Popular Brasileira, sempre apresentou um grande potencial para surgimento de Movimentos Musicais, podemos citar os Grandes Festivais que nas décadas de 60 a 80, apresentou AO MUNDO celebres COMPOSITORES e INTERPRETES. Mas e HOJE? O que podemos citar como movimentos musicais na atualidade? Será que acabaram os problemas ou acabaram-se se as idéias?

   Acredito que o que tem "calado" a MPB é o abuso do sentimentalismo, uma espécie de TBM - Transtorno de Bipolaridade Musical. Brilhante estratégia por sinal: estimular ao máximo as emoções das pessoas é melhor que fazer com que elas raciocinem. Ninguém incomoda ou sente-se incomodado... Eles vendem, agente compra... Enfim, TODO MUNDO GANHA CERTO?

  



"SE CONTINUARMOS A PENSAR ASSIM, O ÚNICO MOVIMENTO QUE A MÚSICA BRASILEIRA PODE PROPORCIONAR É O DOS QUADRIS NO CORPO DE ALGUÉM!"