sexta-feira, 27 de abril de 2012

TBM- O TRANSTORNO DA BIPOLARIDADE MUSICAL

  O que Bossa Nova, Rock'n Roll, Tropicália, Jovem Guarda e o RAP tem em comum?

Bem, eles são mais do que simples estilos musicais. São MOVIMENTOS que em respectivas épocas, fizeram da MUSICA a VOZ da sociedade (ou parte dela).

Mas o que difere ESTILO MUSICAL de MOVIMENTO MUSICAL?
  
  A grosso modo, podemos entender um MOVIMENTO MUSICAL como a MÚSICA na sua forma RACIONAL. Aquela que traz a tona à discussão sobre determinado tema de interesse publico, quase sempre apresentando uma alternativa a sociedade.

   A Musica Popular Brasileira, sempre apresentou um grande potencial para surgimento de Movimentos Musicais, podemos citar os Grandes Festivais que nas décadas de 60 a 80, apresentou AO MUNDO celebres COMPOSITORES e INTERPRETES. Mas e HOJE? O que podemos citar como movimentos musicais na atualidade? Será que acabaram os problemas ou acabaram-se se as idéias?

   Acredito que o que tem "calado" a MPB é o abuso do sentimentalismo, uma espécie de TBM - Transtorno de Bipolaridade Musical. Brilhante estratégia por sinal: estimular ao máximo as emoções das pessoas é melhor que fazer com que elas raciocinem. Ninguém incomoda ou sente-se incomodado... Eles vendem, agente compra... Enfim, TODO MUNDO GANHA CERTO?

  



"SE CONTINUARMOS A PENSAR ASSIM, O ÚNICO MOVIMENTO QUE A MÚSICA BRASILEIRA PODE PROPORCIONAR É O DOS QUADRIS NO CORPO DE ALGUÉM!"






sábado, 21 de abril de 2012

ALGUNS SIMPLES ACORDES SEM GRAÇA...

As lembranças mais marcantes da minha infancia, concerteza estão ligadas à musica!
 
  Meu pai possuia alguns vinis (aquelas enormes coisas redondas e negras em que se escutava musica e q entraram extinção jah a algum tempo...kkk) de nomes que iam de Roupa Nova à Ray Charles. Esses nomes que sem duvida me influenciaram muito! Mas uma das minhas maiores influencias musicais que tive em minha infancia foi uma voz que nunca se escutou no radio, nunca gravou um cd, alem de não ser um primor de afinção! De aguem que simplesmente arranhava alguns acordes num velho violao, que as vezes soava meio desafinado, com uma batida as vezes meio descompassada...
 
  Essa voz que tanto me inspirava era a voz de meu pai.
 
  Quando ele tocava, eu ficava ali durante muito tempo olhando admirado! Quando ele terminava, eu logo pegava o violão, sem ele saber, é claro, e ficava ali tentando imitar aquelas notas. Chegava ate a arriscar a cantar algumas canções...
 
  Ele quem me influenciou a compor com qualidade, mesmo limitando se a fazer algumas simples versoes e parodias.

  Certa vez, perto da hora dele chegar do trabalho, brincando com esse mesmo antigo violão, (um TONANTE que o braco parecia uma tabua de passar roupas kkk) que ele possuia, desafinei sem querer todas as cordas.
  Eu já podia imaginar o tamanho da surra que iria levar!
  Com o som de cada corda ja gravado na mente, fiquei durante umas 2 horas tentando afinar! Claro que não ficou uma afinação perfeita pois eu nunca havia afinado um violao (quanto mais um TONANTE rs). Mesmo assim coloquei-o no lugar de sempre torcendo para que meu pai nao percebesse mas nada adiantou!
 - ALEX, VOCE MEXEU NA AFINAÇÃO DO VIOLAO? perguntou ele.
  Assumi! Nao havia como esconder! meu coração disparado ja imaginara o tamanho da surra! Ai, a surpresa: Ele pacientemente colocou o violao em meu colo e me ensinou como o afinar!
 
  Hoje a tarde ele foi ao meu quarto, pediu o violao e começou a tocar ali na escada,. Cantando baixinho, meio timido, e eu ali o admirando meio que fingindo não olhar, ate que chegou meu outro irmaozinho e o interrompeu. Ali se desfazia um dos momentos de rara magia, que a muito eu nao presenciava. Logo ele  devolveu-me o violao e se foi como um passaro que ao cantar numa janela, assustasse quando alguem se aproxima e voa pra bem longe, indo cantar onde ninguem o incomode, onde ninguem o ouça!
 
  Quem diria que um musico estudado, dono de pleno dominio de tecnicas e conhecimentos musicais pudesse ser influenciado pela simplicidade de alguns simples acordes sem graça?

extraido de http://lelekonpshowdebola.blogspot.com.br/2011/09/alguns-simples-acordes-sem-graca.html

DE CARATER MUSICAL

 

  A música, como qualquer outra manifestação artística, é mais que um meio de emocionar ou entreter seres humanos! .
  Ela é um instrumento, uma ferramenta que pode ser utilizada à maneira que se convém.

  Os negros americanos a utilizavam para guiar seus companheiros em fuga; cantores como Chico Buarque a utilizavam como voz na luta contra a ditadura militar no Brasil; o Rei Davi à utilizava para expressar o que sentia em sua alma, ora angustiada pelas perseguições, ora exaltando o Deus de Israel pelas vitórias.

  Hoje em dia, a música de uma maneira geral encontra-se meio sem vida, sem graça, meio sem "nada a dizer".
  Ligue seu radio agora! De um giro pelas estações e perceba. Dadas as raríssimas exceções, o que você vai encontrar é muito "mais do mesmo".

  Podíamos enumerar vários agentes que cooperam para que isso aconteça, que vai desde artistas manipulados por interesses de grandes gravadoras até aquele "consumidor" de material de baixa qualidade de conteúdo, seja esse produto original ou pirata.

  Você pode achar fácil para um artista independente, abordar temas que criticam abertamente ... gravadoras ou falar sobre pirataria. Na realidade é sim!
  A independência musical nos dá esse direito. Não precisamos "rebolar" (nem fazer pessoas rebolarem) para vendermos uma música. Não precisamos vender música! Mesmo que isso nos torne milionários.

  Como humilde compositor, prezo por expressar boas idéias. Nem sempre isso traz sucesso ou bom retorno financeiro, mas é o meu CARATER MUSICAL que sempre me acompanhará: seja nos estúdios de uma grande gravadora ou gravando num cômodo no fundo do meu quintal!

"UM VIVA A EXPRESSÃO DE IDÉIAS ATRAVÉZ DA MÚSICA.UM VIVA A INDEPENDÊNCIA MUSICAL!"